segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Como falar de Cristo à geração selfie





MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISO 
PARA OS PARTICIPANTES NO CONGRESSO INTERNACIONAL:
"VIDA PROFISSIONAL PASTORAL E CONSAGRADA. HORIZONTES E ESPERANÇAS »
[Roma, Regina Apostolorum Ateneu pontifício, 1-3 de dezembro de 2017]

Queridos irmãos e irmãs:
Saúdo os participantes deste Congresso Internacional promovido pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica sobre "Pastoral Vocacional e Vida Consagrada". Horizontes e esperanças ». Agradeço à Congregação pela iniciativa deste evento que quer ser o contributo deste Dicastério para o próximo Sínodo dos Bispos que abordará o tema: "A Juventude, fé e discernimento vocacional". E enquanto, através desta mensagem de vídeo, saúdo todos aqueles que vieram a Roma para participar desta reunião, asseguro-lhe também a minha oração ao Proprietário da colheita para que este Congresso ajude todos os consagrados a darem uma resposta generosa à sua própria vocação e, ao mesmo tempo, ajudem todos a intensificar o ministério vocacional entre as famílias e os jovens, para que sejam chamados a seguir Cristo no vida consagrada ou em outras vocações dentro do Povo de Deus, eles podem encontrar os canais adequados para aceitar esse chamado e responder generosamente a ele.
Antes de tudo, quero expressar algumas convicções sobre o ministério vocacional . E o primeiro é o seguinte: falar do ministério vocacional é afirmar que toda ação pastoral da Igreja está orientada, por sua própria natureza, ao discernimento vocacional, na medida em que seu objetivo final é ajudar o crente a descobrir a maneira concreta de realizar o projeto de vida a que Deus o chama.
O serviço vocacional deve ser visto como a alma de toda evangelização e de toda a pastoral da Igreja. Fiel a este princípio, não hesito em afirmar que o ministério vocacional não pode ser reduzido a atividades fechadas em si mesmas. Isso poderia se transformar em proselitismo, e também poderia levar a "a tentação de um recrutamento fácil e precipitado" (João Paulo II, Exortação Vita consecrata , 64). O ministério de vocação, no entanto, deve ser colocado em estreita relação com a evangelização, a educação na fé, de modo que o ministério vocacional seja um verdadeiro itinerário de fé e conduz a um encontro pessoal com Cristo e com uma pastoral ordinária, em especial com o cuidado pastoral da família, de tal forma que os pais assumam, com alegria e responsabilidade, sua missão de serem os primeiros animadores vocacionais de seus filhos, liberando-se e liberando seus filhos do bloqueio dentro de perspectivas egoístas e calculadoras ou poder, que muitas vezes ocorrem no seio das famílias, mesmo aqueles que são praticantes.
Isso implica cimentar a proposta vocacional, também a proposta vocacional para a vida consagrada, em uma eclesiologia sólida e em uma teologia adequada da vida consagrada, que propõe e valoriza adequadamente todas as vocações dentro do Povo de Deus.
Uma segunda convicção é que o ministério vocacional possui a "humus" mais apropriada no ministério da juventude. O ministério da juventude e o ministério vocacional devem ir de mãos dadas. O ministério vocacional é apoiado, emerge e se desenvolve no ministério da juventude. Por sua vez, o ministério da juventude, para ser dinâmico, completo, efetivo e verdadeiramente formativo, deve estar aberto à dimensão vocacional. Isso significa que a dimensão vocacional do ministério da juventude não é algo que deve ser considerado apenas no final de todo o processo ou um grupo que é particularmente sensível a um chamado vocacional específico, mas deve ser constantemente levantado ao longo do processo de evangelização e educação na fé de adolescentes e jovens.
Uma terceira convicção é que a oração deve ocupar um lugar muito importante no ministério vocacional. O Senhor diz claramente: "Ore ao Senhor da colheita para mandar trabalhadores para a sua colheita" ( Mt.9, 38). A oração é o primeiro e insubstituível serviço que podemos oferecer à causa das vocações. Uma vez que a vocação é sempre um presente de Deus, o chamado vocacional e a resposta a essa vocação só podem ressoar e sentir-se na oração, sem que isso seja entendido como um recurso fácil de se desprender de trabalhar na evangelização dos jovens. que eles se abrem para o chamado do Senhor. Rezar pelas vocações supõe, em primeiro lugar, orar e trabalhar pela fidelidade à sua vocação; criar ambientes onde é possível ouvir o chamado do Senhor; entrar no caminho para anunciar o "evangelho da vocação", promovê-los e provocá-los. Quem realmente reza pelas vocações, trabalha incansavelmente para criar uma cultura vocacional.
Essas convicções me levam a considerar alguns desafios que considero importantes. Um primeiro desafio é o da confiança. Confie nos jovens e confie no Senhor. Confie nos jovens, porque há muitos jovens que, mesmo pertencendo à geração " selfie»Ou a essa cultura que, mais do que" fluido "parece ser" gaseado ", eles buscam o significado total em suas vidas, mesmo que nem sempre o busquem onde possam encontrá-lo. É aqui que as pessoas consagradas têm um papel importante: ficar acordado para despertar os jovens, para se concentrar no Senhor para que possamos ajudar o jovem a se concentrar nele. Muitas vezes os jovens esperam de nós uma proclamação explícita do "evangelho da vocação", uma proposta corajosa, exigente evangélica e, ao mesmo tempo, profundamente humana, sem descontos e sem rigidez. Por outro lado, confie no Senhor, certo de que ele continua a despertar no povo de Deus várias vocações para o serviço do Reino. Devemos superar a fácil tentação que nos leva a pensar que em alguns ambientes já não é possível gerar vocações. Para Deus "nada é impossível" (Lk 1,37). Cada seção da história é o tempo de Deus, também o nosso, porque seu Espírito sopra onde ele quer, como ele quer e quando quer (veja Jn 3, 8). Qualquer estação pode ser um "kairos" para reunir a colheita ( Jn 4, 35-38).
Outro desafio importante é a lucidez. É necessário ter um olhar afiado e, ao mesmo tempo, um olhar de fé no mundo e, em particular, no mundo dos jovens. É essencial conhecer bem a nossa sociedade e a geração atual de jovens de tal forma que, buscando os meios oportunos para anunciar a Boa Nova, também podemos anunciar o "evangelho da vocação". Caso contrário, estaria dando respostas a perguntas que ninguém pergunta.
Um desafio final que gostaria de salientar é a convicção. Para propor hoje a um jovem o "venha e me segue" ( Jn 1:39) requer audácia evangélica ; a convicção de que o seguimento de Cristo, também na vida consagrada, vale a pena, e que o presente total da causa do Evangelho é algo bonito e bonito que pode dar sentido a toda a vida. Somente dessa maneira o ministério vocacional será uma narração do que se vive e do que torna a vida de uma pessoa significativa. E somente então o ministério vocacional será uma proposta convincente. O jovem, como todos os nossos contemporâneos, já não acredita tanto nos mestres, mas quer ver testemunhas de Cristo (ver Paulo VI, Exortação, Evangelii nuntiandi , 41).
Se queremos uma proposta vocacional para seguir Cristo para tocar os corações dos jovens e ser atraídos para Cristo e para a seqüela Christi própria da vida consagrada, o ministério vocacional deve ser:
Diferenciado de tal forma que responde às questões que cada jovem coloca, e que oferece a cada um deles o que é necessário para completar seus desejos de busca com abundância (cf Jn 10, 10). Não se pode esquecer que o Senhor chama cada um pelo nome, com sua história e cada um oferece e pede um caminho pessoal e intransferível na resposta vocacional.
Narrativa  O jovem quer ver "narrado" na vida concreta de uma pessoa consagrada o modelo a seguir: Jesus Cristo. A pastoral do "contágio", do "venha e vê" é a única vocação verdadeiramente evangélica pastoral, sem o gosto do proselitismo. "Os jovens sentem a necessidade de valores próximos, credível, consistente e honesto de referência e lugares e ocasiões em que para testar a capacidade de se relacionar com os outros" (Sínodo dos Bispos, XV Assembleia Geral Ordinária, The juventude, fé e discernimento vocacional . documento preparatório , 2017, 2). Apenas uma proposta de fé e vocação incorporada tem a possibilidade de entrar na vida de um jovem que não.
Eclesial  Uma proposta de fé ou vocacional para jovens deve ser feita no âmbito eclesial do Vaticano II . Esta é a "bússola para a Igreja do século XXI" (João Paulo II, Carta ap Novo Millennio ineunte , 43) e para a vida consagrada dos nossos dias. Este quadro eclesial pede aos jovens o empenho e a participação na vida da Igreja, como atores e não como meros espectadores. Eles também devem sentir que fazem parte da vida consagrada: suas atividades, sua espiritualidade, seu carisma, sua vida fraterna, seu modo de viver o seguimento de Cristo.
Evangélica e, como tal, comprometida e responsável . A proposta de fé, como proposta vocacional para a vida consagrada, deve partir do centro de toda a pastoral: Jesus Cristo, tal como nos é apresentado no Evangelho. Não vale a pena escapar nem fugas íntimas nem compromissos meramente sociais. Longe do ministério vocacional o "show pastoral" ou os "passatempos pastorais". Os jovens devem ser colocados diante das exigências do Evangelho. «O Evangelho é exigente e precisa ser vivido com radicalidade e sinceridade» ( Carta a todas as pessoas consagradas21 de novembro de 2014, eu, 2). O jovem deve ser colocado numa situação em que ele aceita responsavelmente as conseqüências de sua própria fé e o seguimento de Cristo. Neste tipo de pastoral, não se trata de recrutar agentes sociais, mas verdadeiros discípulos de Jesus com o novo mandamento do Senhor como slogan e com o código das bem-aventuranças como forma de vida.
Acompanhado . Uma coisa é clara no ministério da juventude: é necessário acompanhar os jovens, caminhar com eles, ouvi-los, provocá-los, movê-los para ir além dos confortos em que eles descansam, despertam seus desejos, interpretam o que estão vivendo, levá-los para Jesus e sempre favorecendo a liberdade para responder ao chamado do Senhor livre e responsavelmente (cf. Sínodo dos Bispos XV Assembléia Geral ordinária, juventude, fé e discernimento vocacional . documento preparatório , 2017, III, 1). É necessário criar uma atmosfera de confiança, fazer com que os jovens sintam que são amados como são e pelo que são. O texto dos discípulos de Emaús pode ser um bom exemplo de acompanhamento (cf. Lc24, 13-35). O relacionamento pessoal com os jovens em nome dos consagrados é insubstituível.
Perseverante . Com os jovens, você precisa perseverar, semear e esperar pacientemente a semente crescer e um dia dar frutos. A missão do agente pastoral da juventude tem que estar ciente de que seu trabalho é semear, outro crescerá e outros colherão os frutos.
Youth . Não podemos tratar os jovens como se não fossem assim. Nosso ministério juvenil deve ser marcado pelas seguintes notas: dinâmico, participativo, alegre, esperançoso, arriscado, confiante. E sempre preenchido com Deus, que é o que o jovem precisa mais para preencher seus desejos de satisfação; cheio de Jesus, que é o único caminho que eles têm para viajar, a única verdade à qual eles são chamados a aderir, a única vida pela qual vale a pena desistir de tudo ( Jn 1,35ss).  
Caros participantes neste Congresso: Duas coisas me parecem verdadeiras no tema do ministério vocacional e da vida consagrada. A primeira é que não há respostas mágicas e a segunda é que a vida consagrada, como o resto de toda a Igreja, está sendo pedida por uma verdadeira "conversão pastoral", não só de linguagem, mas também de estilo de vida, se quer se conectar com os jovens e propor um caminho de fé e fazer uma proposta vocacional.
Que ninguém roube a alegria de seguir Jesus Cristo e a coragem de propor isso aos outros como forma, verdade e vida ( Jn 14,6) Vamos quebrar nossos medos! É hora de os idosos sonhar e os jovens a profetizar ( cf. Jl 3,1). Vamos levantar agora! «Mãos para trabalhar» ( Ez 10.4). Os jovens nos aguardam. É hora de andar!
Vaticano, 25 de novembro de 2017
Francisco
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: